Detalhes do Artigo
Venezuela: Trump Considera Ataque ou Diplomacia Contra o Tráfico, Informa TV
Trump Avalia Ataques na Venezuela na Luta Contra o Tráfico de Drogas
A tensão entre Estados Unidos e Venezuela continua a se intensificar, com o presidente americano Donald Trump considerando a possibilidade de atacar instalações de produção de cocaína e rotas de tráfico dentro do território venezuelano. A informação, divulgada pela CNN, cita três autoridades do governo dos EUA, que indicam que a decisão final ainda não foi tomada, e que uma abordagem diplomática também está sendo considerada.
Escalada da Crise
As relações entre os dois países têm se deteriorado nas últimas semanas, com declarações fortes de ambos os lados. Trump já enviou dezenas de navios de guerra e milhares de soldados ao Mar do Caribe, e declarou um "conflito armado" contra traficantes de drogas, classificando-os como terroristas. Ataques aéreos dos EUA já destruíram pelo menos oito barcos na região, em águas internacionais próximas à Venezuela.
Em declarações recentes, Trump afirmou que a intenção é "matar as pessoas que estão trazendo drogas para o nosso país", sem mencionar diretamente a Venezuela.
Reações e Contra-Ataques
O presidente venezuelano Nicolás Maduro reagiu à escalada, utilizando as seguintes palavras: "Eles estão inventando uma nova guerra eterna. Prometeram que nunca mais se envolveriam em uma guerra e estão inventando uma guerra que nós vamos evitar". Maduro também criticou um "relato extravagante, vulgar, criminoso e totalmente falso" de Trump, e alegou que apenas 5% do narcotráfico que vem da Colômbia passa pelo território venezuelano.
O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, classificou a ofensiva dos Estados Unidos como "uma ameaça militar no Caribe contra a Venezuela, contra a região, contra a América Latina, contra o Caribe".
Contexto Adicional
A situação acontece em meio a outros eventos geopolíticos, como:
- O envio do maior porta-aviões do mundo ao Caribe pelos EUA.
- A decisão do Conselho da Paz de cancelar a cerimônia do Nobel concedido a María Corina Machado.
- Declarações do presidente Lula sobre a importância de combater a pobreza e promover o livre comércio, em meio à expectativa de um encontro com Trump.
A situação permanece tensa e em constante desenvolvimento, com o mundo observando as próximas ações dos Estados Unidos e da Venezuela.