Detalhes do Artigo

Ramagem nos EUA: Foragido afirma estar seguro com aval do governo americano

Publicada em: 24-11-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Alexandre Ramagem Afirma Estar Seguro nos EUA e Critica 'Perseguição Política'

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) revelou, em entrevista ao programa Conversa Timeline no YouTube, que está “seguro” nos Estados Unidos com a “anuência do governo americano”. A declaração foi feita em conversa com o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, também foragido da Justiça brasileira.

Motivação da Fuga e Críticas à Situação Política

Ramagem justificou sua saída do Brasil com o intuito de evitar que suas filhas o vissem ser preso, alegando que estava sendo vítima de uma “ditadura” e de uma perseguição política. Ele afirmou: “É lógico que eu não ia ficar no Brasil, com as minhas filhas me vendo ser preso sem ter cometido crime nenhum e sofrendo diante de uma ditadura”.

O deputado também comparou a situação de Jair Bolsonaro no Brasil com a de Donald Trump nos Estados Unidos, mencionando que tem sido “abraçado” em solo americano.

Detalhes da Fuga e Repercussão

Ramagem teria deixado o país em setembro, mesmo mês em que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) analisou a ação penal contra ele, resultando em sua condenação a 16 anos de prisão. A fuga teria ocorrido após a apresentação de um atestado médico na Câmara dos Deputados.

A Polícia Federal (PF) investiga como foi a travessia da fronteira, suspeitando que tenha sido feita de carro a partir de Boa Vista. O ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão do deputado na última sexta-feira.

Reações da Família

A delegada de Polícia Civil Rebeca Ramagem, esposa do deputado, também se manifestou sobre a fuga. Em suas redes sociais, ela postou um vídeo do reencontro com o marido nos Estados Unidos, afirmando que a decisão de ir para os EUA foi para manter a família unida e denunciando a existência de uma “perseguição política desumana”.