Detalhes do Artigo

Brasil e EUA Adiam Negociações Sobre Tarifas: Entenda o Impacto e Próximos Passos

Publicada em: 26-10-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Brasil e EUA Adiam Reunião sobre Tarifaço, Mas Negociações Seguem

As tratativas para resolver o tarifaço imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros, inicialmente marcadas para a noite de domingo (26), foram adiadas para a manhã desta segunda-feira (27). A decisão de adiar o encontro, que deveria ser a primeira etapa prática do acordo político firmado entre os presidentes Lula e Trump, foi tomada devido a agendas lotadas das delegações, segundo informações do Valor Econômico.

Remarcação da Reunião

A reunião foi remarcada para as 8h da manhã desta segunda-feira, no horário da Malásia. A conversa entre as autoridades que definiu o novo horário ocorreu por volta das 21h no horário local (10h no Brasil). Participaram da conversa, do lado brasileiro, o chanceler Mauro Vieira, o secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, e o assessor internacional do Planalto, Audo Faleiros. Pelo lado americano, estiveram presentes o chefe do USTR (United States Trade Representative), Jamieson Greer, e integrantes da equipe econômica da Casa Branca.

Contexto Político e Expectativas

O encontro bilateral é um desdobramento da reunião entre os presidentes Lula e Trump em Kuala Lumpur, na Malásia. A indústria brasileira acompanha com otimismo as negociações, apostando no fim das tarifas. O presidente Lula deve detalhar os resultados da conversa em entrevista coletiva ainda neste domingo à noite, no horário de Brasília.

Próximos Passos e Objetivos

As negociações desta segunda-feira visam abrir o processo técnico para discutir a suspensão das tarifas de 50% impostas por Washington às exportações brasileiras, consideradas pelo Itamaraty como “injustificadas do ponto de vista econômico”. O ministro Mauro Vieira informou que o presidente Trump se mostrou disposto a “corrigir distorções” e iniciar uma negociação bilateral de curto prazo. O objetivo do governo brasileiro é que, em poucas semanas, os setores atingidos tenham redução ou eliminação das sobretaxas.

Leia Também: