Detalhes do Artigo

Tornado no Paraná: Internações Disparam Pelo 2º Dia Após a Tempestade

Publicada em: 13-11-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Aumento de Internações em Rio Bonito do Iguaçu (PR) Após Passagem de Tornados

A cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR), devastada pela passagem de tornados no Sul do país, continua a lidar com as consequências do desastre. De acordo com os últimos boletins da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná, o número de pessoas hospitalizadas na região subiu pelo segundo dia consecutivo.

Situação Atual

O boletim mais recente, divulgado na noite de quarta-feira, 12, aponta que 26 pessoas estão hospitalizadas em decorrência dos tornados. Esse número representa um aumento em relação aos dias anteriores. Na manhã de terça-feira, 11, o número era de 20 hospitalizados, sendo que duas estavam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Na noite do mesmo dia, o número subiu para 23, com cinco pacientes em UTIs.

Causas do Aumento

Segundo a Sesa, o aumento de internações se deve, em parte, ao atendimento ou retorno de pessoas com infecções em suturas e novos ferimentos, ocorridos em residências durante o processo de reconstrução. Casos de desidratação, pneumonia e fraturas também contribuíram para o aumento, em consequência dos esforços de reconstrução.

Hospitais Envolvidos

Os pacientes estão sendo atendidos em hospitais de Guarapuava (PR), Cascavel (PR) e Laranjeiras do Sul.

Contexto do Desastre

Mais de 800 pessoas ficaram feridas após a passagem de três tornados pela região Sul do país na última sexta-feira, 7. O Paraná foi o estado mais afetado, com sete mortes, enquanto o Rio Grande do Sul registrou uma morte.

Um dos tornados destruiu 90% de Rio Bonito do Iguaçu, com ventos de até 330 km/h. Outros dois tornados também atingiram os municípios de Guarapuava e Turvo.

Declarações Oficiais

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, informou que parte dos internados passou por cirurgias extensas devido a fraturas em ossos longos, o que demanda mais recursos hospitalares.

Novo Alerta de Temporais

A Defesa Civil do Paraná emitiu um alerta para a possibilidade de pancadas de chuva, trovões e temporais isolados em grande parte do estado. Há risco moderado de tempestades localizadas, chuvas intensas e queda de granizo.

Segundo o Simepar, um sistema de baixa pressão e um sistema frontal estão atuando na região, causando instabilidade e chuvas.

A instabilidade se aproxima de Rio Bonito do Iguaçu, mas a previsão indica chuva de intensidade fraca a moderada e sem rajadas de vento na região.