Detalhes do Artigo

George Santos Deixa a Prisão: Perdão de Trump Liberta Ex-Deputado Americano
George Santos Libertado Após Comutação da Sentença por Donald Trump
O ex-deputado federal de origem brasileira George Santos foi libertado de uma prisão federal na noite de sexta-feira, 17, após o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutar sua sentença de sete anos. A condenação era por fraude e roubo de identidade.
Detalhes da Libertação
A informação foi divulgada pelo advogado de Santos, Joseph Murray, ao The New York Times. Segundo Murray, a libertação ocorreu às 22h, no horário local. “Uma grande injustiça foi corrigida”, afirmou o advogado.
O Caso de George Santos
Santos, republicano de Nova York, havia sido condenado em abril, após confessar, no ano anterior, ter enganado doadores e roubado a identidade de 11 pessoas, incluindo seus próprios familiares, para obter doações para sua campanha.
A Intervenção de Donald Trump
Em uma postagem na rede social Truth Social, Trump descreveu Santos como um “fora da lei”, mas ponderou que muitos outros nos Estados Unidos não enfrentam sentenças tão longas. Trump enfatizou que Santos “teve a coragem, a convicção e a inteligência de SEMPRE VOTAR REPUBLICANO!”.
Trump também afirmou ter se comovido com o relato de Santos sobre seu período na prisão, publicado em uma coluna no jornal South Shore Press na segunda-feira, 13. Na coluna, Santos escreveu: “Senhor Presidente, não tenho mais a quem recorrer… Peço agora, do fundo do meu coração, que estenda essa crença a mim.”
Tempo de Prisão e Previsão Original de Libertação
O ex-deputado passou 84 dias sob custódia federal. De acordo com o site do Departamento de Prisões, sua libertação estava inicialmente prevista para setembro de 2031.
Outras Ações de Clemência de Trump
A comutação da sentença de Santos é o mais recente ato de clemência de Trump para ex-políticos republicanos desde que retornou à Casa Branca em janeiro. No final de maio, ele perdoou o ex-deputado federal Michael Grimm e o ex-governador de Connecticut John Rowland.
Quem é George Santos?
Filho de imigrantes brasileiros, Santos foi o primeiro republicano abertamente gay eleito para o Congresso em 2022. Ele representava partes do Queens e Long Island.
As Mentiras de Santos
Santos fez diversas alegações falsas, como ser descendente de refugiados do Holocausto, estar relacionado aos ataques de 11 de setembro, ter sido jogador de vôlei universitário e ter vasta experiência em Wall Street. Nenhuma dessas afirmações era verdadeira.
Acusações e Expulsão
Em 2023, Santos foi acusado de roubar doadores, receber auxílio-desemprego fraudulentamente e mentir sobre sua riqueza no Congresso. Ele acabou sendo expulso da Câmara dos Representantes dos EUA. Santos se declarou culpado no ano seguinte, admitindo ter mentido sobre seu currículo escolar e trabalhos durante a campanha eleitoral.