Detalhes do Artigo

Prêmio Nobel de Física 2023: Cientistas são Condecorados por Revolucionar a Tecnologia Quântica
Prêmio Nobel de Física 2025: Uma Revolução na Tecnologia Quântica
Na manhã desta terça-feira, 7 de outubro, a Academia Sueca anunciou os laureados do Prêmio Nobel de Física de 2025. Os vencedores são os pesquisadores norte-americanos John Clarke, Michel Devoret e John Martinis, reconhecidos por seus trabalhos pioneiros que estão pavimentando o caminho para uma revolução na tecnologia quântica.
A Descoberta Fundamental
O prêmio foi concedido em reconhecimento à descoberta do “tunelamento mecânico quântico macroscópico e da quantização de energia em um circuito elétrico”. Esses avanços foram possíveis graças a experimentos realizados na Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA), em meados da década de 1980.
Os pesquisadores utilizaram circuitos eletrônicos construídos com supercondutores, materiais que possibilitam a condução de corrente elétrica sem resistência. A mecânica quântica, que permite que uma partícula atravesse uma barreira (tunelamento), foi demonstrada em escala macroscópica pelos experimentos dos ganhadores do Nobel.
Impacto na Tecnologia e Além
Olle Eriksson, Presidente do Comitê Nobel de Física, destacou a importância da mecânica quântica: “É maravilhoso celebrar o modo como a mecânica quântica centenária oferece continuamente novas surpresas. É também extremamente útil, pois ela é o fundamento de toda a tecnologia digital”.
A tecnologia quântica, baseada nos princípios descobertos pelos laureados, já está presente em diversas áreas, como transistores em microchips de computadores e no desenvolvimento de celulares. A física quântica, juntamente com a Teoria da Relatividade, forma a base da física moderna, e continua a ser um campo de intensa pesquisa.
A Programação do Prêmio Nobel
A sequência de anúncios dos prêmios Nobel de 2025 continua, com as seguintes categorias:
- Quarta-feira (8): Química
- Quinta-feira (9): Literatura
- Sexta-feira (10): Paz
- Segunda-feira (13): Economia
Recompensas e Cerimônia
Além da medalha e do diploma, os laureados recebem 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 6,2 milhões). A cerimônia de entrega dos prêmios está agendada para 10 de dezembro, data que marca o aniversário da morte de Alfred Nobel.
O Prêmio Nobel no Contexto Brasileiro
O Brasil ainda não conquistou um Prêmio Nobel em nenhuma categoria, embora alguns pesquisadores brasileiros já tenham sido mencionados em listas de apostas. No ano anterior, o Prêmio Nobel de Física foi concedido aos pesquisadores John Hopfield e Geoffrey Hinton, por suas contribuições ao desenvolvimento de redes neurais artificiais e machine learning.