Angola: Presidência da União Africana é transferida para Burundi amanhã

Yuri Kiluanji 13/02/2026
Angola: Presidência da União Africana é transferida para Burundi amanhã

Angola Transfere Presidência da União Africana ao Burundi

A República de Angola cede amanhã, sábado (14), a presidência rotativa da União Africana ao Burundi. Este marco representa o culminar de um período de liderança angolana no organismo continental, cujas ações e conquistas serão alvo de um balanço detalhado durante a Cimeira.

As atividades de hoje, sexta-feira (13), serão marcadas pela participação ativa do Presidente João Lourenço em diversas reuniões de alto nível. A agenda da Cimeira, que se estenderá por dois dias, está meticulosamente delineada e promete debates focados em questões estratégicas de grande relevância para o futuro do continente africano.

Expectativas para a Cimeira da União Africana

Os encontros de hoje servirão como preparação para as discussões plenárias que ocorrerão amanhã, na cerimónia de transferência de presidência. Espera-se que os líderes africanos abordem temas cruciais para o desenvolvimento, a paz e a segurança em África, reforçando os laços de cooperação e solidariedade entre as nações. A presidência angolana deixa um legado que será avaliado, abrindo caminho para os desafios e oportunidades que o Burundi enfrentará na sua gestão da União Africana.

Para mais detalhes sobre este importante evento, convidamos a ouvir a análise do jornalista Isaías Afonso, que nos traz os pormenores sobre o desenrolar desta Cimeira e as perspetivas para o futuro da União Africana.

Junte-se à nossa Comunidade!

Siga-nos nas redes sociais para receber as últimas vagas, dicas de carreira e novidades em primeira mão.