Detalhes do Artigo

IPCA-15, Isenção de IR Aprovada por Lula, Livro Bege e Principais Notícias de Hoje

Publicada em: 26-11-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Mercado Financeiro em Foco: IPCA-15, Cenário Político e Perspectivas para a Inflação

Os investidores estão atentos a diversos fatores nesta quarta-feira (26), com destaque para a divulgação do IPCA-15, considerado uma prévia da inflação oficial e com potencial de impactar a curva de juros. Além disso, o cenário político e as decisões do Banco Central também movimentam o mercado.

Cenário Político Brasileiro

Em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionará a lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda Pessoa Física para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A sessão de ontem foi marcada por notícias políticas relevantes, mas o Ibovespa fechou em alta na terça-feira.

Willian Queiroz, sócio e advisor da Blue3 Investimentos, destaca que o pregão foi calmo, com o Ibovespa chegando a superar os 156 mil pontos, mas arrefecendo com a queda da Petrobras, acompanhando o declínio nos preços do petróleo no exterior. Queiroz também comentou sobre decisões envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, como a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que ele comece a cumprir pena de prisão em regime fechado, e considera que isso pode ser um prelúdio para a reorganização da direita visando as eleições de 2026.

Banco Central e Metas de Inflação

Os investidores acompanharam os comentários de Gabriel Galípolo, do Banco Central, durante audiência no Senado. Galípolo afirmou que a instituição visa o centro da meta de inflação, de 3%, e não a banda superior de 4,5%. Ele explicou que a banda serve para amortecer flutuações, mas a meta a ser perseguida é de 3%.

Pesquisas e Cenários Eleitorais

Pesquisa CNT/MDA aponta que o presidente Lula lidera todos os cenários para a eleição presidencial de outubro de 2024. Houve também aumento na avaliação positiva do governo e na aprovação pessoal do presidente.

Cenário Internacional

  • Estados Unidos: A divulgação do seguro-desemprego foi antecipada para esta quarta-feira, devido ao feriado de Ação de Graças. Os investidores também aguardam o Livro Bege e os pedidos de bens duráveis de setembro.
  • Fed e Juros: O mercado atribui alta probabilidade a um corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) em dezembro. A expectativa se fortaleceu após declarações sobre a possibilidade de Donald Trump nomear um novo presidente do Fed antes do Natal, com Kevin Hassett como possível favorito.

Agenda Econômica desta Sexta-feira

A agenda econômica para esta sexta-feira inclui:

  • 08:00: Confiança da indústria (Novembro)
  • 08:30: Juros/spread (Outubro)
  • 09:00: IPCA-15 (Novembro)
  • 14:30: Fluxo cambial semanal
  • 10:30: Bens duráveis (Setembro)
  • 10:30: Auxílio-desemprego semanal (EUA)
  • 12:30: Estoques de petróleo (AIE) semanal (EUA)
  • 16:00: Livro Bege (EUA)

Outros Destaques

  • Ucrânia e Rússia: O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, afirmou estar pronto para avançar com um acordo de paz apoiado pelos EUA.
  • Opep+: A Opep+ deve manter os níveis de produção de petróleo inalterados.
  • Casas Bahia (BHIA3): A empresa buscará aval de debenturistas para reperfilamento de dívidas, incluindo conversão de debêntures em ações.

Fique atento às notícias e acompanhe as movimentações do mercado para tomar decisões informadas.