Detalhes do Artigo
Ibovespa Futuro Avança com Fim de Greve nos EUA e Lula na COP30
Ibovespa Futuro Inicia Semana em Alta, Impulsionado por Expectativas Positivas nos EUA e Foco em Balanços
O Ibovespa Futuro iniciou os negócios desta segunda-feira (10) em alta, refletindo um cenário de otimismo nos mercados globais. Acompanhando o possível fim da paralisação do governo dos Estados Unidos, os investidores também direcionam suas atenções para os balanços corporativos e a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na COP30.
Desempenho do Ibovespa Futuro
Às 9h04 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em dezembro registrava alta de 0,51%, atingindo 157.050 pontos.
Cenário Externo: EUA e China
O otimismo no mercado externo é impulsionado pela possível aprovação de uma medida no Senado dos EUA que visa encerrar a paralisação do governo, que já se estende por 40 dias. A proposta, se aprovada, ainda passará pela Câmara dos Deputados e, posteriormente, pela sanção do presidente, um processo que pode levar alguns dias.
Em Wall Street, o Dow Jones Futuro subia 0,41%, o S&P Futuro registrava alta de 0,94% e o Nasdaq Futuro avançava 1,47%.
Na China, os dados de inflação de outubro, divulgados no fim de semana, ficaram acima das expectativas. A inflação ao consumidor foi de 0,2% em relação ao ano anterior, enquanto a inflação ao produtor apresentou uma queda menor do que o esperado, de 2,1% em relação ao ano anterior.
Cenário Doméstico: COP30 e Balanços Corporativos
No Brasil, o presidente Lula participa da abertura da COP30 em Belém, após a cúpula de líderes na capital paraense na semana passada.
Os mercados também estão atentos aos resultados de empresas como Braskem (BRKM5), Itaúsa (ITSA4) e Sabesp (SBSP3), entre outras.
Inflação e Outros Indicadores
As projeções de mercado para a inflação (IPCA) em 2024 interromperam seis semanas consecutivas de baixa e permaneceram estáveis em 4,55%, segundo o Relatório Focus divulgado pelo Banco Central.
Dólar e Mercado Externo
Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento registrava queda de 0,30%, cotado a R$ 5,340.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em alta, recuperando-se das perdas da semana passada, impulsionadas por preocupações com a avaliação das empresas de inteligência artificial.
Os preços do petróleo sobem devido ao otimismo com o fim da paralisação nos EUA, compensando preocupações com o aumento da oferta global. As cotações do minério de ferro na China recuaram pela segunda sessão consecutiva, pressionadas por temores sobre a demanda chinesa e o aumento dos estoques nos portos.
Com informações da Reuters.