Detalhes do Artigo

Exportação de Carne Bovina do Brasil: Setembro Registra Novo Recorde Histórico, Aponta Secex

Publicada em: 07-10-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Exportação de Carne Bovina Brasileira Bate Novo Recorde Mensal em Setembro

São Paulo (Reuters) - O Brasil, maior exportador mundial de carne bovina in natura, alcançou um novo recorde mensal em setembro, superando a marca anterior estabelecida em julho deste ano. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira.

Volume e Crescimento das Exportações

O volume total exportado em setembro atingiu 314,7 mil toneladas, representando um aumento de 25,1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, conforme dados da Secex.

Impacto das Tarifas dos EUA e Adaptabilidade do Setor

O novo recorde foi alcançado mesmo com a imposição de tarifas pelos Estados Unidos em agosto, que anteriormente representavam o segundo maior mercado para a carne bovina brasileira. A associação do setor, Abiec, atribui esse sucesso à diversificação dos destinos de exportação, com destaque para o México.

Foco na China e Demanda Global

Além disso, os frigoríficos brasileiros intensificaram os embarques para a China, o principal importador da carne bovina brasileira. A crescente demanda global por proteína, juntamente com as questões tarifárias nos Estados Unidos e as restrições na produção de carne bovina naquele país, também impulsionaram o mercado.

Comparativo e Detalhes dos Embarques para os EUA

Antes da aplicação das tarifas americanas, em julho, o Brasil exportou 276,9 mil toneladas de carne bovina. Em agosto, o volume foi de 268,6 mil toneladas.

O presidente da Abiec, Roberto Perosa, informou que, apesar das tarifas de 76,4% impostas pelos EUA (50% mais alíquota de 26,4% existente antes de Trump), ainda há exportações para os EUA devido à competitividade brasileira. Os embarques remanescentes incluem cortes de maior valor agregado e compromissos anteriores das empresas exportadoras.

Outros Dados da Secex

A Secex também divulgou dados detalhados de outros produtos exportados pelo Brasil, incluindo os relacionados ao setor do agronegócio.