Detalhes do Artigo
            Voucher Digital Chega às Maquininhas: Mais Transparência e Controle nos Vales
Voucher Chega às Maquininhas: Nova Era para Benefícios
A partir desta segunda-feira (3), uma mudança significativa entra em vigor no cenário de pagamentos do Brasil: a função “voucher” passa a operar em todas as maquininhas de cartão espalhadas pelo país. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) e o governo, promete transformar a forma como benefícios como vale-alimentação, vale-refeição e vale-cultura são utilizados, além de aumentar a transparência do sistema.
Como Funciona o Novo Modelo?
Os cartões de benefícios operam em dois modelos principais: arranjos abertos e fechados. Os arranjos fechados são controlados pelo emissor do cartão, que também atua como credenciador, definindo os estabelecimentos e a infraestrutura das transações. Já os arranjos abertos, como os das empresas de benefícios flexíveis, utilizam as bandeiras tradicionais (Visa, Mastercard e Elo) e as mesmas maquininhas já presentes no varejo.
Com a nova função “voucher”, a experiência do consumidor no momento do pagamento se expande: “débito, crédito ou voucher?”. A grande vantagem é a padronização e rastreabilidade que o sistema oferece. As compras realizadas com benefícios serão direcionadas exclusivamente a estabelecimentos credenciados e elegíveis ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Essa mudança visa garantir que os valores sejam utilizados de acordo com sua finalidade, um ponto de atenção destacado anteriormente pelo jornal Valor Econômico.
Benefícios e Implicações
A habilitação da função “voucher” é feita com simples atualizações de software, sem a necessidade de trocar as maquininhas, e a adaptação teve início em abril. A Abecs acredita que essa iniciativa também promoverá a concorrência e a inovação no setor de benefícios, o que pode resultar em benefícios tanto para as empresas, com custos potencialmente menores, quanto para os trabalhadores, com uma experiência mais positiva.
Portabilidade de Saldos: Uma Nova Possibilidade
Além da interoperabilidade, que garante a aceitação de todos os cartões em todas as maquininhas, o novo modelo do PAT prevê a portabilidade de saldos entre cartões de benefícios. Essa medida, que ainda aguarda definições do Ministério do Trabalho, já conta com a tecnologia necessária para ser implementada, sinalizando um futuro promissor para a gestão de benefícios no Brasil.