Perto de 46% dos Portugueses Votaram nas Presidenciais até às 16h

Yuri Kiluanji 18/01/2026
Perto de 46% dos Portugueses Votaram nas Presidenciais até às 16h

Eleições Presidenciais: Afluência às Urnas Supera Expectativas e Supera Eleições Anteriores

As eleições para o próximo Presidente da República demonstraram uma forte participação cívica neste domingo. Até às 16:00, a afluência às urnas registou 45,51%, um índice significativamente superior ao das últimas eleições presidenciais, conforme dados divulgados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Comparativo com Eleições Anteriores

Em 24 de janeiro de 2021, em pleno cenário de pandemia, a mesma hora registava uma afluência de apenas 35,44%. A diferença de 10,07 pontos percentuais nesta eleição aponta para um maior engajamento dos eleitores. É importante notar que, no pleito de 2021, a taxa de abstenção atingiu um preocupante índice de 60,76%.

Cronograma Eleitoral e Segurança

As urnas foram abertas às 08:00 em Portugal Continental e na Madeira, com os Açores a seguirem uma hora depois devido à diferença horária. O encerramento das mesas de voto está previsto para as 19:00. Um ponto positivo a destacar é que, desde a abertura das secções eleitorais, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) não registou quaisquer incidentes, segundo o seu porta-voz, André Wemans.

Um Povo Chamado às Urnas: Mais de 11 Milhões de Eleitores

Mais de 11 milhões de eleitores foram convocados para escolher o novo líder do país, que sucederá Marcelo Rebelo de Sousa, após o término dos seus mandatos. Este ano, o número de candidatos aceites atingiu um recorde histórico de 11 nomes concorrendo ao cargo máximo do Estado português.

O Caminho para a Presidência: Vitória Imediata ou Segunda Volta?

A definição do novo Presidente pode ocorrer já neste domingo. Se um dos candidatos alcançar mais de metade dos votos validamente expressos, será eleito chefe de Estado de imediato. Caso contrário, será necessária uma segunda volta, agendada para 08 de fevereiro, disputada pelos dois candidatos mais votados no sufrágio deste domingo.

O Boletim de Voto: Candidatos e Suas Posições

O boletim de voto apresenta 14 nomes, embora as candidaturas de Joana Amaral Dias, José Cardoso e Ricardo Sousa não tenham sido aceites pelo Tribunal Constitucional devido a irregularidades processuais. Os 11 candidatos aceites aparecem distribuídos da seguinte forma:

  • 2ª linha: André Pestana (sindicalista)
  • 3ª linha: Jorge Pinto (apoiado pelo Livre)
  • 5ª linha: Manuel João Vieira (músico)
  • 7ª linha: Catarina Martins (apoiada pelo Bloco de Esquerda)
  • 8ª linha: João Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal)
  • 9ª linha: Humberto Correia (pintor)
  • 10ª linha: António José Seguro (socialista)
  • 11ª linha: Luís Marques Mendes (apoiado pelo Governo - PSD e CDS-PP)
  • 12ª linha: André Ventura (líder do Chega)
  • 13ª linha: António Filipe (apoiado pelo PCP)
  • 14ª linha: Henrique Gouveia e Melo

Um total de 11.039.672 eleitores estão inscritos para este sufrágio, representando um acréscimo de 174.662 eleitores em comparação com as eleições presidenciais de 2021.

Fonte: Notícias ao Minuto

Junte-se à nossa Comunidade!

Siga-nos nas redes sociais para receber as últimas vagas, dicas de carreira e novidades em primeira mão.