Detalhes do Artigo

Oscar, do São Paulo, tem síncope vasovagal: O que é e o que isso significa?

Publicada em: 13-11-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Oscar Sofre Síncope Vasovagal e Futuro no São Paulo é Incerto

O meia Oscar, do São Paulo, foi diagnosticado com síncope vasovagal, conforme comunicado oficial do clube na tarde desta quinta-feira. O jogador está internado no Einstein Hospital Israelita desde a última terça-feira (11), após apresentar alterações cardiológicas durante exames realizados no SuperCT.

Entenda o Diagnóstico

A síncope vasovagal é a causa mais comum de desmaios. Ela ocorre quando o nervo vago reage de forma exagerada a um gatilho, resultando na queda da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. No caso de Oscar, ele chegou a desmaiar durante os exames que visavam a preparação para a temporada de 2026.

Situação Atual e Próximos Passos

Segundo o clube, Oscar segue clinicamente bem e estável, internado em unidade cardiológica. Nesta sexta-feira, o jogador realizará um estudo eletrofisiológico. A equipe médica do hospital estava presente no local dos testes físicos, e o jogador foi prontamente atendido.

Pronunciamento de Oscar e Futuro no Futebol

Na última quarta-feira, Oscar se pronunciou nas redes sociais, demonstrando otimismo: "Muito obrigado pelas mensagens e orações. Vai ficar tudo bem, se Deus quiser". No entanto, a síncope vasovagal e o histórico de lesões recentes, incluindo uma na panturrilha esquerda, levantam a possibilidade de aposentadoria. Seu contrato com o São Paulo vai até 2027.

Posicionamento do São Paulo

O diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, afirmou que a prioridade é a saúde de Oscar. "Nesse momento, a única coisa que a gente pensa é que o Oscar esteja bem". Belmonte destacou que o clube apoiará qualquer decisão do jogador, seja continuar ou se aposentar. "Se ele decidir parar, a gente apoia a decisão dele e vamos negociar a saída", completou.

Histórico de Lesões e Expectativas

Oscar não atua desde 19 de julho. A expectativa era que ele retornasse no clássico contra o Corinthians, em 20 de agosto, na Neo Química Arena. Em 2025, Oscar disputou 21 partidas pelo São Paulo, marcando dois gols.

A situação de Oscar demonstra a importância da saúde dos atletas e como imprevistos podem mudar seus planos de carreira. O São Paulo demonstra apoio total ao jogador, priorizando seu bem-estar acima de tudo.