Detalhes do Artigo

Juros no Japão em Alta? Banco Central Sinaliza Mudança com Iene Fraco em Foco

Publicada em: 26-11-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Banco do Japão Prepara Mercados para Possível Aumento de Juros em Dezembro

Tóquio (Reuters) – O Banco do Japão (BoJ) sinaliza uma possível mudança em sua política monetária, preparando os mercados para um possível aumento da taxa de juros já em dezembro. Fontes internas indicam que o banco central está reativando uma linguagem mais "hawkish" (agressiva), em meio a preocupações renovadas com a queda do iene e a diminuição da pressão política para manter os juros baixos.

Mudança de Foco e Estratégia do BoJ

Na semana passada, a comunicação do BoJ alterou o foco das preocupações, redirecionando-o dos riscos econômicos dos EUA para os riscos inflacionários associados à desvalorização do iene. Essa mudança visa alertar os mercados de que um aumento dos juros em dezembro ainda é uma possibilidade concreta, segundo duas fontes familiarizadas com o pensamento do banco.

Contexto Político e Econômico

A postura "hawkish" do BoJ também ocorre após uma reunião entre a primeira-ministra Sanae Takaichi e o presidente do banco central, Kazuo Ueda, que pareceu dissipar objeções políticas imediatas a um aumento dos juros por parte do novo governo.

A decisão final sobre o aumento da taxa de juros, seja em dezembro ou em janeiro, promete ser apertada. A definição do Federal Reserve (Fed), que ocorre uma semana antes da reunião do BoJ, é vista como um fator influenciador dos movimentos do iene, de acordo com uma das fontes.

Preocupações com o Iene e a Inflação

Comentários recentes de autoridades, incluindo Ueda, refletem uma crescente visão dentro do banco de que a desvalorização do iene se tornou uma tendência e pode impulsionar a inflação mais do que no passado, conforme relatam as fontes.

"Está claro que o Banco do Japão está intencionalmente dando sinais agora para garantir que não surpreenderá os mercados caso decida aumentar os juros em dezembro", afirmou Naomi Muguruma, estrategista-chefe de títulos da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities.

Expectativas do Mercado

Uma pesquisa da Reuters revelou que uma pequena maioria de economistas prevê um aumento da taxa de juros pelo BoJ em sua próxima reunião, agendada para 18 e 19 de dezembro. Todos os economistas entrevistados projetam um aumento para 0,75% até março do próximo ano.

(Reportagem adicional de Makiko Yamazaki e Yoshifumi Takemoto em Tóquio, Tom Westbrook em Cingapura)