Detalhes do Artigo
FGC sobre Banco Master: Entenda o Posicionamento e o Impacto para Correntistas
FGC: Pagamentos a Investidores do Banco Master Iniciarão Após Recebimento de Dados
O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) se pronunciou nesta terça-feira (18) sobre a situação do Banco Master, que teve sua liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central. O FGC, que atua como uma espécie de seguro para investidores, informou que iniciará os pagamentos assim que receber a base de dados dos clientes.
Como Funcionará o Pagamento das Garantias
De acordo com o FGC, o processo de pagamento será iniciado após o recebimento da base de dados dos clientes do Banco Master. Essa base de dados será enviada pela EFB Regimes Especiais de Empresas, a liquidante nomeada pelo Banco Central.
Os pagamentos serão realizados conforme o regulamento do FGC, levando em consideração as informações sobre valores e credores fornecidas pelo responsável legal designado pelo Banco Central. O FGC ressalta que o processo terá início assim que o levantamento dos dados for concluído e disponibilizado.
Comunicado Oficial do FGC
Confira a íntegra do comunicado do FGC:
Pagamento de garantia: Banco Master
Conforme atos do Banco Central publicados em 18/11/2025, foi decretada a liquidação extrajudicial do Banco Master, Banco Master de Investimento, Banco Letsbank e Master Corretora de Câmbio. O pagamento da garantia pelo FGC será realizado após o envio da base pelo Liquidante (responsável legal indicado pelo Banco Central). Atos do Presidente do Banco Central n.º 1.369, 1.371, 1.372 e 1.373.
Os pagamentos serão efetuados conforme Regulamento do FGC e a partir dos dados e valores indicados pelo Liquidante (responsável legal indicado pelo Banco Central). Todos os créditos enquadrados em nosso regulamento terão o processo de pagamento iniciado tão logo o levantamento dos dados dos credores seja concluído e disponibilizado ao FGC.
Informações Importantes e Alerta do FGC
O Fundo Garantidor de Créditos – FGC ALERTA que não autoriza ou credencia nenhum tipo de Instituição ou empresa, com o objetivo de intermediar ou propor qualquer tipo de “negociação” para recebimento do valor garantido pelo FGC, muito menos solicitando o pagamento de qualquer taxa ou o depósito prévio de valores.
O atendimento do banco para outros assuntos está sendo realizado pelos canais de comunicação disponibilizados pela própria Instituição.
Para eventuais dúvidas, entre em contato pelo e-mail atendimento.credores@fgc.org.br.
(em atualização)