Detalhes do Artigo

Braskem: Ações Disparam Após Aprovação do Cade para Venda a Fundo de Tanure

Publicada em: 01-10-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Cade Aprova Venda da NSP Investimentos, Controladora da Braskem, para Fundo de Nelson Tanure

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, por unanimidade e sem restrições, a venda da NSP Investimentos, subsidiária da Novonor que controla a Braskem (BRKM5), para um fundo ligado ao empresário Nelson Tanure. A decisão, anunciada recentemente, confirma o parecer favorável emitido pela área técnica do órgão.

Reação do Mercado

Às 12h44, as ações da Braskem apresentaram uma valorização de 4,72%, alcançando R$ 6,88. Essa alta reflete a expectativa positiva do mercado em relação à aprovação da transação.

Declarações da Novonor

A Novonor, acionista da Braskem, enviou uma correspondência sobre a atualização do processo. Nela, a empresa esclarece que:

  • Os termos e condições do ato de concentração submetido ao Cade não possuem caráter definitivo e vinculante em relação à potencial transação.
  • Dependendo da evolução das negociações entre a NSP Investimentos e o Fundo, novos termos e condições poderão ser ajustados entre as partes envolvidas.

Contexto da Transação

Em maio, a Novonor recebeu uma proposta do fundo Petroquímica Verde para adquirir o controle da Braskem, mas o prazo de exclusividade expirou em agosto sem um acordo. Paralelamente, os bancos credores e a gestora IG4, conforme divulgado pela mídia, iniciaram negociações sobre as ações da Braskem.

Importância Estratégica

A Novonor, antiga Odebrecht, detém 50,1% do capital votante da Braskem e busca vender sua participação há anos. A negociação com o fundo de Nelson Tanure representa um passo significativo nesse processo, após tentativas anteriores que não se concretizaram, incluindo negociações com a Adnoc de Abu Dhabi, a LyondellBasell, a Unipar Carbocloro e a J&F.

Medidas da Braskem

Na última sexta-feira, a Braskem informou ter contratado assessores financeiros e jurídicos para avaliar alternativas econômico-financeiras, visando melhorar sua estrutura de capital.

(Com informações da Reuters)