Detalhes do Artigo
Augusto Lima: Conheça o Sócio de Daniel Vorcaro Envolvido na Operação da PF Contra o Master
Polícia Federal Prende Ex-Sócio do Banco Master em Operação Contra Fraudes
A Polícia Federal efetuou a prisão do empresário baiano Augusto Lima nesta terça-feira, 18 de agosto, como parte da Operação Compliance Zero. Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro no Banco Master, é investigado por suspeitas de fraudes em carteiras de crédito e outras irregularidades dentro do conglomerado financeiro.
Trajetória de Augusto Lima
A jornada de Lima no setor bancário começou em 2018. Antes disso, ele atuava no varejo, com negócios que incluíam a venda de velas e abadás. Sua entrada no mercado financeiro se deu durante a privatização da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), proprietária da rede Cesta do Povo. Na operação, Lima focou na área financeira, criando o CredCresta, um cartão de crédito consignado direcionado a servidores públicos e funcionários da iniciativa privada. O produto foi posteriormente incorporado ao Banco Master quando Lima se tornou sócio de Vorcaro em 2019, tornando-se um importante negócio para o banco.
Relações e Novos Projetos
Além de sua atuação no setor financeiro, Lima mantém conexões políticas significativas tanto na Bahia quanto em Brasília. Em janeiro do ano anterior, ele se casou com Flávia Peres, ex-ministra do governo Bolsonaro e ex-deputada federal. Juntos, o casal fundou a ONG Terra Firme, com foco no combate à pobreza e às desigualdades sociais, e presidida por Flávia.
Saída do Master e Novo Empreendimento
Recentemente, Lima deixou a sociedade no Banco Master e assumiu o controle do banco Voiter, que faz parte do grupo. Ele renomeou a instituição para Pleno e realizou investimentos de capital que totalizaram R$ 160 milhões. A Operação Compliance Zero agora investiga as atividades que envolveram sua passagem pelo Banco Master.